quinta-feira, 15 de março de 2012

O Camafeu

Maravilhosamente rico em intrincados detalhes, com um charme que nunca sai de moda e o luxo de  ser uma peça considerada elegante e eterna, o camafeu é uma peça de joalheria que sempre agrada e encanta.  

A palavra camafeu provavelmente origina-se do latim cammaeus, que quer dizer pedra entalhada ou esculpida. Inicialmente, a ágata foi a gema mais utilizada. Bem mais tarde, já a partir do século XV, passou-se a utilizar também conchas-marinhas. Na confecção dos camafeus, as gemas podem ser gravadas como uma imagem negativa (intaglio ou entalhe) ou trabalhadas em relevo.
Os primeiros camafeus surgiram por volta do ano 300 aC, em Alexandria, Egito e eram muito utilizados em jóias e adornos para vestimentas. Os antigos gregos e romanos apreciavam intensamente o camafeu: imagens de deuses e deusas, cenas mitológicas ou figuras femininas eram as preferidas. No período Helenístico jovem mulheres usavam camafeus com a figura do deus Eros como um sedutor convite ao amor.
Até o século XIX os camafeus eram usados também por homens, decorando elmos, capacetes, peitorais de armaduras e punhos de espada, assim como broches e anéis. No século XVII era considerado refinado culturalmente um cavalheiro que colecionasse ou portasse peças em camafeus. O imperador francês Napoleão I foi apaixonado pelos camafeus e chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes. 
Não somente joias, mas também vasos, baixelas, taças e copos foram decorados com camafeus ao longo dos séculos. No século XIX, com a predileção demonstrada pela rainha inglesa Vitória pelos camafeus, estes se tornaram moda entre as mulheres. 
Os camafeus feitos a partir de conchas foram os responsáveis pela popularização desta arte da gravação em gemas e a cidade italiana de Torre Del Greco, situada na Baía de Nápoles aos pés do monte Vesúvio, tornou-se referência mundial na arte da produção de camafeus, posição que mantém até os dias de hoje. Outro grande centro mundial da produção de camafeus fica em Idar-Oberstein, Alemanha. Nesta cidade alemã a produção dos camafeus se dá a partir de gemas como a ágata branca, a cornalina e o ônix. Ao contrário da cidade italiana, que utiliza técnicas ancestrais, as gemas são gravadas e esculpidas com a ajuda de computadores, devido a dureza das gemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário